Zaha Hadid: Terminada estrutura metálica do novo terminal do aeroporto de Pequim

12 Jul, 2017
1144 Visitas
beijing-airport-zaha-hadid-1

Autor:

Já passou mais de um ano desde que a grande arquiteta Zaha Hadid faleceu, mas o seu estilo inconfundível, perpetuado pela sua empresa, continua a influenciar o mundo.

A ser construído no distrito de Daxing, em Pequim, este o novo terminal aeroportuário foi imaginado pela arquiteta há alguns anos atrás, evocando a harmonia e a enorme calma interior das paisagens chinesas, com cores quentes e materiais da cultura tradicional chinesa.

Recentemente, a empresa de arquitetura anunciou que a estrutura metálica do novo terminal já se encontra completa.

Via Zaha Hadid Architects

Via Zaha Hadid Architects

No total, este gigantesco terminal contará com uma área de mais de 700.000 metros quadrados, separada para voos domésticos e internacionais. A capacidade passará de (atualmente) 45 milhões de passageiros por ano, para cerca de 72 milhões após a sua conclusão. Além disso, o novo terminal ficará preparado para uma eventual expansão no futuro, que o poderá fazer chegar aos 100 milhões de passageiros por ano.

Segundo a empresa de arquitetura, o design da nova estrutura celebra a “conetividade e o dinamismo” das viagens aéreas, enquanto minimiza as distâncias entre pontos-chave no seu interior.

<
>
Zaha Hadid Architects Zaha Hadid Architects
Zaha Hadid Architects

Concebido para se adaptar e operar em diferentes configurações, o novo terminal deverá custar um total de 12 mil milhões de dólares.

Além do novo edifício, será construída uma ligação ferroviária de alta velocidade que levará os passageiros do centro da cidade para o novo aeroporto de Pequim.

As operações de voo neste luxuoso terminal deverão começar já em 2019.