Revelado design do mais recente estádio a ser construído para o Mundial do Qatar

28 Ago, 2017
519 Visitas
Screen_Shot_2017-08-22_at_4.26.37_PM

Autor:

O projeto de design do mais recente estádio de futebol a ser construído para o Mundial de 2022 no Qatar foi finalmente revelado. Projetado pelo arquiteto Ibrahim M Jaidah, o estádio “Al Thumama” apresentará uma fachada exterior inspirada na tradicional “gahfiya”, usada pelos homens árabes na cabeça.

A cerca de seis quilómetros do centro de Doha, o estádio será usado para jogos desde a fase de grupos até aos quartos de final, podendo acolher até 40 mil espectadores. Após o evento, será transformado num “legacy mode” com 20 mil lugares, uma clínica desportiva e um hotel boutique na parte superior.

<
>
Supreme Committee for Delivery & Legacy Supreme Committee for Delivery & Legacy Supreme Committee for Delivery & Legacy Supreme Committee for Delivery & Legacy Supreme Committee for Delivery & Legacy
Supreme Committee for Delivery & Legacy

Apesar de o torneio já ter sido “empurrado” da suas datas habituais no verão para novembro, serão instalados sistemas especiais de refrigeração para permitir que o estádio seja usado durante todo o ano.

“O estádio Al Thumama é um aceno ao passado, enquanto oferece um vislumbre emocionante para o futuro do Qatar. Na cultura árabe, a gahfiya constitui uma parte importante do caminho de todos os jovens para a idade adulta”, explica o “Supreme Committee for Delivery & Legacy”, organização encarregada de gerir a construção das infraestruturas necessárias para torneio. “É uma arena que simboliza a juventude de Qatar, o surgimento do país como protagonista no cenário desportiva global e a herança árabe que inspirou sua criação”.

Para além deste, existem outros estádios do Mundial atualmente em construção em todo o país, incluindo o estádio “Lusail”, pela Foster + Partners (onde serão realizadas as cerimónias de abertura e encerramento) e o estádio “Al Wakrah”, pela Zaha Hadid Architects.