Receitas turísticas em Portugal cresceram 16,8% entre janeiro e outubro

21 Dez, 2016
1176 Visitas

Segundo a secretaria de Estado do Turismo, dados do Banco de Portugal indicam que as receitas turísticas em Portugal cresceram 16,8%, alcançando os 1,3 mil milhões de euros, até outubro.

Ao longo de dez meses, as receitas provenientes do setor superaram o resultado registado no período homólogo de 2015 em cerca de mil milhões de euros. Entre janeiro a outubro de 2016, as receitas turísticas cresceram 10,3% em relação ao mesmo período de 2015, chegando a 11 mil milhões de euros.

De acordo com o relatório do Banco de Portugal, divulgado nesta quarta-feira, verifica-se uma tendência crescente nos gastos dos turistas estrangeiros em Portugal, que gastaram 36 milhões de euros por dia no país nos primeiros dez meses deste ano.

“Só este ano Portugal captou 64 novas operações aéreas, aumentando a oferta em 750 mil lugares, em particular fora da época alta. Ao mesmo tempo, apostámos em aumentar a atratividade do destino Portugal, diversificando produtos e dinamizando a oferta turística ao longo de todo o ano, nomeadamente através da captação de eventos”, explicou Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo.

Ana Mendes Godinho afirmou ainda que o Governo tem metas para 2017, com a aposta no aumento da qualificação e valorização dos trabalhadores, bem como numa promoção orientada para os mercados internacionais. “Garantir que comunicamos diretamente para cada um dos mercados está a permitir conquistar novos públicos, como são exemplo os EUA e a Polónia, onde crescemos 20% desde o início do ano, ou a Holanda, onde estamos a crescer perto de 13%. Estes números são o resultado do forte empenho e dedicação de todos os que trabalham no turismo”, disse.