Qatar acaba com visto de turismo para 80 nacionalidades para combater o isolamento

11 Ago, 2017
551 Visitas
Qatar

Autor:

O Qatar anunciou esta semana o fim dos requisitos de visto para visitantes de 80 países, numa altura em que sofre com um boicote de quatro estados árabes e se prepara para receber o Campeonato do Mundo em 2022.

A partir de agora, os cidadãos dos países anunciados não terão de solicitar antecipadamente um visto quando quiserem visitar o Qatar. Em vez disso, será emitida gratuitamente na fronteira uma “entrada” mediante a apresentação de um passaporte válido com uma validade mínima de seis meses e um bilhete de avião que confirma a saída do país.

Dependendo da nacionalidade do visitante, a entrada no país poderá ser válida por 180 dias a partir da data de emissão, e permitir que o visitante gaste um total de 90 dias no Qatar; Ou válida por 30 dias a partir da data de emissão, habilitando o visitante a gastar até 30 dias no Qatar com a possibilidade de solicitar uma prorrogação da mesma por mais 30 dias.

A economia do Qatar sofreu um duríssimo golpe desde que a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Egito e o Bahrein decidiram cortar relações há dois meses devido a acusações de apoio a grupos extremistas.

O Qatar negou todas as acusações, mas os quatro países acabaram por reduziram as ligações diplomáticas, proibindo inclusivamente o país de usar o seu espaço aéreo e vias de embarque.

Os cidadãos dos seguintes 33 países poderão obter uma isenção de visto após a chegada ao Qatar. A entrada será válida por 180 dias a partir da data de emissão e dará direito a permanecer até 90 dias no país:

Áustria, Bahamas, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Seychelles, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia.

Os cidadãos dos seguintes 47 países poderão obter uma isenção de visto após a chegada ao Qatar. A entrada será válida por 30 dias a partir da data de emissão e dará direito a permanecer 30 dias no país:

Andorra, Argentina, Austrália, Bielorrússia, Bolívia, Brasil, Brunei, Canadá, Chile, China, Colômbia, Equador, Panamá, Costa Rica, Geórgia, Guiana, Hong Kong, Índia, Indonésia, Irlanda, Japão, Cazaquistão, Líbano, Azerbaijão, Macedónia, Malásia, Maldivas, México, Moldávia, Mónaco, Nova Zelândia, Paraguai, Perú, Rússia, São Marino, Singapura, África do Sul, Coreia do Sul, Suriname, Cuba, Tailândia, Ucrânia, Reino Unido, Estados Unidos, Uruguai, ​​Cidade do Vaticano, Venezuela.