Os países com maior (e menor) elevação média do mundo

17 Fev, 2017
1891 Visitas

Autor:

Se gosta de desafios, vistas impressionantes e não se importa de lidar com pouca percentagem de oxigénio no ar…prepare-se. A lista de países que apresentamos no slideshow é uma verdadeira “bucket list” para o mais “duro” dos viajantes.

Desta feita, os destinos que apresentamos são as melhores opções de viagem para quem realmente gosta de caminhar sobre as nuvens.

O reino do Butão é o grande líder da lista, revelando-se o país com a maior elevação média do planeta.

Além deste, nesta lista poderá encontrar autênticas mecas para os amantes das caminhadas ao ar livre como o Nepal, o Tajiquistão, o Quirguistão e o Lesoto, os únicos países na Terra que se encontram, em média, acima dos 2.000 metros de altitude.

Já a Antártida é o continente com maior elevação média, com 2.300 metros. Andorra é o país com maior elevação da Europa, com 1.996 metros.

Na outra extremidade da lista encontramos as Maldivas, com uma altitude média de apenas 1,8 metros. A frágil geografia do arquipélago faz com que este corra o risco de desaparecer até o final do século.

Para terminar fique com os 15 países situados a menor altitude do mundo:

Maldivas – 1.8 metros
Qatar – 28m
Holanda – 30m
Gambia – 34m
Dinamarca – 34m
Estónia – 61m
Senegal – 69m
Guiné-Bissau – 70m
Trindade e Tobago – 83m
Bangladesh – 85m
Letónia – 87m
Chipre – 91m
Kuwait – 108m
Cuba – 108m
Uruguai – 109m

No entanto, as estimativas de altura para cada destino variam ligeiramente consoante a fonte. De acordo com o Telegraph, que cita dados da Portland State University, a altitude média de toda a massa terrestre do planeta é 840 metros acima do nível do mar.