Os 20 castelos mais espetaculares do mundo

24 Jun, 2016
8137 Visitas
iStock Photo

iStock Photo

Autor:

Nos velhos tempos não haveria certamente maior demonstração de poder, riqueza e influência do que a construção de um castelo. Quer fossem destinados a batalhas, ou simplesmente utilizados como um retiro, os castelos eram e continuam a ser monumentos impressionantes e imponentes.

A Luxatic reuniu uma seleção dos 20 melhores castelos no mundo. Embarque connosco nesta viagem e descubra as maravilhas arquitetónicas que temos para lhe mostrar.

 

20 – Castelo Trakošćan

Foto via Luxatic

Foto via Luxatic

No início da lista podemos encontrar o belo Castelo de Trakoscan, na Croácia. Construído no cimo de um monte, ao lado de um lago e no meio de um parque, a vegetação que o rodeia acrescenta muito ao seu charme e beleza.

19 – Castelo de Gravensteen

Foto via Luxatic

Foto via Luxatic

O Castelo de Gravensteen foi construído no final do século XII pelo Conde Filipe de Alsácia (o nome significa literalmente castelo do Conde).
Destinava-se a ser um símbolo da riqueza desta influente família nobre, algo que ainda se pode sentir, mais de 800 anos depois.

18 – Castel Nuovo

Foto via Luxatic

Foto via Luxatic

Construído pelo primeiro rei de Nápoles, Carlos I de Anjou, Castel Nuovo (italiano para Castelo Novo) é um dos marcos mais famosos da cidade. As suas paredes espessas, torres imponentes e o seu arco triunfal impressionante tornam-no numa maravilha da arquitetura medieval.

17 – Alcazar de Toledo

Foto via Luxatic

Foto via Luxatic

Originalmente construído como um palácio romano, o Castelo de Toledo é uma fortaleza de pedra com vista para a bela cidade espanhola com mesmo nome. Localizado no topo da colina mais alta da cidade, é uma estrutura verdadeiramente imponente, um castelo de defesa típico, orgulhoso e poderoso.

16 – Castelo de Marksburg

Foto via Luxatic

Foto via Luxatic

Outro bom exemplo da habilidade dos construtores da época medieval, que conseguiam construir grandes e belas fortalezas.
Situado no topo de uma colina perto da cidade de Braubach, na margem do Reno, este orgulha-se de ter a distinção de ser o único castelo ao longo desse rio que nunca foi destruído.

15 – Palácio de Herrenchiemsee

Foto via Luxatic

Foto via Luxatic

Construído à volta de um mosteiro com mil anos de idade numa ilha do maior lago da Baviera, o Herrenchiemsee foi maior palácio do rei Ludwig (o senhor tinha de facto um gosto tremendo por palácios, como irá perceber).
Era suposto ser uma cópia de Versailles.

14 – Alcazar de Segovia

Foto via Luxatic

Foto via Luxatic

Elevando-se a partir de um afloramento rochoso no centro de Espanha, o Castelo de Segovia é um marco verdadeiramente espetacular. Podemos apenas imaginar o quão difícil deve ter sido atacar esta fortaleza nos tempos medievais. Mas, apesar do seu passado e da sua finalidade, a beleza de Segovia é inegável.

13 – Castelo de Hohensalzburg

Foto via Luxatic

Foto via Luxatic

Com vista para a cidade austríaca de Salzburg (cidade natal de Mozart) encontramos o impressionante Castelo de Hohensalzburg. Esta fortaleza de mil anos de idade, é a maior do seu tipo na Europa Central e durante todo o tempo que esteve de serviço a cidade nunca foi conquistada!

12 – Noor Mahal

Foto via Luxatic

Foto via Luxatic

Sim, eu sei, ainda não saímos da Europa, mas claramente por boas razões.
No entanto, existem exemplos de grandes castelos noutros lugares.
O Noor Mahal, no Paquistão, é um palácio do século XIX inspirado na arquitetura europeia, tornando-se numa interessante mistura de estilos orientais e ocidentais.

11 – Mont Saint Michel

Foto via Luxatic

Foto via Luxatic

Elevando-se com orgulho na costa da Normandia encontramos o pitoresco Mont Saint Michel. Trata-se basicamente de uma pequena cidade construída em volta de uma antiga abadia, ligada ao continente apenas por uma ponte estreita. O que o torna verdadeiramente inspirador é a maneira como parece estar a erguer-se do mar, tornando-se um dos marcos mais notáveis ​​da França.

10 – Palácio de Topkapi

Foto via Luxatic

Foto via Luxatic

Após a conquista de Constantinopla, o sultão otomano Mehmed II começou a construir Topkapi como um símbolo do seu poder e glória.
Enquanto o império cresceu, o complexo do palácio também foi ampliado, tendo-se mantido como a residência oficial dos sultões durante quatrocentos anos. Com vista para o estreito do Bósforo, ali permanece de forma imponente.

9 – Castelo de Stirling

Foto via Luxatic

Foto via Luxatic

Um dos maiores e mais importantes castelos da Escócia, o Castelo de Stirling, fica no topo de uma colina rochosa no centro do país. Devido à sua localização, rodeado em três lados por penhascos íngremes, trata-se de uma fortaleza bastante formidável. Mais do que apenas uma estrutura defensiva, o castelo também tem servido como um centro  para alguns dos Reis.

8 – Castelo de Eltz

Foto via Luxatic

Foto via Luxatic

É óbvio que os alemães tinham realmente um talento especial para a construção de castelos, e um outro grande exemplo disso é o Castelo de Eltz. A estrutura parece ter crescido da própria rocha, no meio da floresta, rodeada em três lados pelo rio. Notavelmente, continua a ser propriedade da mesma família nobre que o construiu há oito séculos atrás.

7 – Castelo de Windsor

Foto via Luxatic

Foto via Luxatic

O Castelo de Windsor é o maior e mais antigo castelo ocupado do mundo, tendo sido construído no século XI por William o Conquistador. É o lar de fim de semana favorito da Rainha Elizabeth. Rodeado por jardins e bosques, uma visita a esta estrutura medieval é uma verdadeira viagem no tempo.

6 – Chateau Chambord

Foto via Luxatic

Foto via Luxatic

Chambord é o maior castelo do Vale do Loire, uma região famosa pelos seus espetaculares castelos. É tudo o que poderia esperar de um palácio: elegante e imponente, verdadeiramente digno de um rei.

5 – Castelo de Himeji

Foto via Luxatic

Foto via Luxatic

Himeji é o maior e um dos mais belos castelos do Japão. Além da sua estética, a forma como foi construído também indica que foi uma fortaleza destinada a resistir a ataques inimigos, com suas paredes fortes, resistentes ao fogo, vários fossos, esconderijos e um design confuso.

4 – Castelo de Edimburgo

Foto via Luxatic

Foto via Luxatic

Poucos castelos do mundo significam tanto para as cidades que os rodeiam como o Castelo de Edimburgo. A fortaleza ergue-se sobre a cidade dominando o seu horizonte e engrandecendo a história de Edimburgo.
Hoje, é o palco da “Royal Edinburgh Military Tattoo”, um evento incrível a que deve assistir se passar pela Escócia em agosto.

3 – Palácio de Versailles

Foto via Luxatic

Foto via Luxatic

O mais belo castelo da França (está tudo dito). Versailles foi construído por Louis XIV, um dos monarcas mais luxuosos da história, e basta dar um passeio pelos seus jardins, ou pelo surreal Salão dos Espelhos para se perceber que a fama é merecida.

2 – Castelo de Malbork

Foto via Luxatic

Foto via Luxatic

Outra bela fortaleza medieval Europeia, Malbork foi construída pelos famosos guerreiros da Ordem dos Cavaleiros Teutónicos como parte da sua conquista, que é hoje a Polónia. É o maior castelo do mundo em área de superfície e o maior edifício de tijolo da Europa, para além disso, a sua cor avermelhada distinta faz com que se trate de uma visão verdadeiramente inesquecível.

1 – Castelo de Neuschwanstein

Foto via Luxatic

Foto via Luxatic

Construído no topo de uma colina no sul da Baviera, Neuschwanstein é uma cidadela verdadeiramente notável desenhada como um retiro pelo rei Ludwig da Baviera (nós avisámos), na segunda metade do século XIX. Se lhe parece estranhamente familiar, é porque este castelo serviu de inspiração para o icónico castelo da Bela Adormecida da Disney, sobre o qual o próprio logótipo da Disney é baseado.