MasterCard testa cartão para pagamentos com sensor de impressão digital

20 Abr, 2017
452 Visitas
Biometric-Card-2

Autor:

As nossas impressões digitais têm vindo a substituir os PINs e as senhas como o principal meio de desbloquear telefones, portas ou cofres. Para além de serem convenientes e únicas, as impressões digitais são mais seguras.

Desta forma, faz sentido que os sensores de impressões digitais venham proteger os cartões de crédito e débito.

A MasterCard encontra-se neste momento a testar novos cartões de pagamento com um sensor de impressão digital que, combinado com os habituais chips, oferece uma nova maneira de autorizar transações.

Basicamente, em vez de inserir o PIN, apenas terá de colocar o polegar no cartão para provar a sua identidade.

Mastercard

Mastercard

Os novos cartões já estão a ser testados na África do Sul, e a MasterCard espera começar a disponibiliza-los no resto do mundo até ao final de 2017. Mas não fique já entusiasmando… Mesmo que tal aconteça, ainda terá de esperar para saber se o seu banco irá aderir.

Em comunicado, a MasterCard explica como a tecnologia irá funcionar assim que estiver disponível para o público: “O cliente recebe o seu cartão ao fazer o registo na sua instituição financeira. Após este registo, a sua impressão digital é convertida num modelo digital criptografado que fica armazenado no cartão. A partir daqui o cartão está pronto para ser usado em qualquer terminal do mundo.”

Nas lojas, o cartão biométrico funcionará como qualquer outro cartão de chip. O portador do cartão limita-se a introduzir o mesmo no terminal enquanto coloca o dedo no sensor incorporado. A impressão digital é verificada em relação ao modelo e, caso exista correspondência biométrica, o titular é autenticado e a transação é aprovada.

O cartão poderá guardar até duas impressões, mas terão de ser ambas da mesma pessoa.

Além disso, os comerciantes não terão de adquirir novos equipamentos para aceitar os novos cartões.

Fonte:
MasterCard