Los Angeles terá museu dedicado ao criador de Star Wars, George Lucas

11 Jan, 2017
1160 Visitas

Está familiarizado com o conceito Arte Narrativa? Não? Pois saiba que “Arte Narrativa é a arte visual que conta uma história. Manifesta-se em qualquer meio, em todas as culturas, sob qualquer formato possível”. É assim que Don Bacigalupi, presidente-fundador do The Lucas Museum of Narrative Art, descreve o conceito que define o trabalho a ser exposto no museu que mostrará a obra cinematográfica, e do que dela nasceu, do cineasta George Lucas.

O museu será construído na cidade norte-americana de Los Angeles, depois de George Lucas e respetiva equipa anunciarem, na terça-feira, que o Exposition Park (Parque de Exposições) da cidade seria o local ideal para revelar a sua obra ao público. O The Lucas Museum of Narrative Art dividirá o espaço com os já existentes California Science Center e Natural History Museum of Los Angeles County.

George Lucas esteve por duas vezes nomeado para as estatuetas da Academia (Academy of Motion Picture Arts and Sciences), designadamente para os Oscars de Melhor Realizador e Melhor Argumento com os filmes “American Graffitti” e “Star Wars: Episode IV – A New Hope”, em 1973 e 1978 respetivamente.

Há mais de uma década que o produtor cinematográfico, realizador e argumentista norte-americano, George Lucas – para os mais distraídos é o criador da incrível saga Star Wars e das aventuras cinematográficas de Indiana Jones – estava a tentar criar condições para construir o seu museu dedicado à Arte Narrativa. O projeto – que ainda não tem data anunciada para construção e inauguração – é financiado integralmente pelo norte-americano, de 72 anos de idade, que poderá custar mais de mil milhões de dólares.

Quando concluído, o espaço albergará uma coleção pessoal do cineasta que inclui 40 mil peças de pintura, ilustrações e artigos relacionados cinema – haverá cerca de 30 mil peças relacionadas com filmes como “The Wizard of Oz” (1939), “Casablanca” (1942) ou  a saga Star Wars.

O mayor de Los Angeles, Eric Garcetti,  disse num comunicado citado pelo The Guardian, que após a decisão de George Lucas “milhões de angelelenos e visitantes vão poder desfrutar de uma extraordinária coleção baseada em storytelling”.

O projeto, segundo o comunicado divulgado na terça-feira, era cobiçado também pela cidade de São Francisco que oferecia a Treasure Island – ilha na baía da cidade – para receber o The Lucas Museum of Narrative Art.

 

Veja as imagens do futuro museu, baseado em Los Angeles

<
>
O projeto do futuro The Lucas Museum of Narrative Art, que será construída no Parque de Exposições de Los Angeles e mostrará o trabalho de George Lucas vida. Copyright: AP O projeto do futuro The Lucas Museum of Narrative Art, que será construída no Parque de Exposições de Los Angeles e mostrará o trabalho de George Lucas vida. Copyright: AP
O projeto do futuro The Lucas Museum of Narrative Art, que será construída no Parque de Exposições de Los Angeles e mostrará o trabalho de George Lucas vida. Copyright: AP