Iraque destrona Arábia Saudita como principal fornecedor de petróleo da Índia

19 Jun, 2017
160 Visitas
iStock-506704344

Autor:

De acordo com os últimos dados da Bloomberg, o Iraque estabeleceu-se como o maior fornecedor de petróleo bruto da Índia nos últimos três meses.

Isto significa que o número dois da “Organization of the Petroleum Exporting Countries” (OPEP) destronou a líder Arábia Saudita, que se tinha anteriormente estabelecido como o principal fornecedor do mercado em crescimento mais rápido do mundo em termos de consumo de petróleo.

O Iraque produziu quase um quarto do petróleo que a Índia importou no mês passado, ou 23%, exportando a uma taxa diária de 1 milhão de barris. O país tinha estabelecido uma média mensal de exportação de 19% nos quatro meses anteriores. A Arábia Saudita, por outro lado, forneceu 17% do crude comprado pela Índia em maio.

O Iraque tem vindo a revelar sinais de uma estratégia de expansão para a indústria do petróleo, apesar da participação no acordo OPEC para a redução de produção.

O país não terá cumprido totalmente os limites de produção do acordo, mas a Arábia Saudita reduziu ligeiramente a sua influência neste setor para os poder cumprir, o que acabou por contribuir para a perda da cobiçada participação no mercado na Índia.

Independentemente do acordo da OPEP, o Iraque tem vindo a exportar petróleo bruto a um ritmo vertiginoso e, em maio, as suas exportações de petróleo atingiram a maior taxa nos últimos seis meses. A Índia absorveu cerca de um terço desse total.

Fonte:
Bloomberg