Índia: Cinco Estados acolhem dois terços da capacidade de energia solar do país

10 Jan, 2017
1706 Visitas
istock-507255780

Autor:

A capacidade instalada de energia solar na Índia está altamente concentrada em apenas alguns estados. Este é em grande parte o resultado de iniciativas conduzidas por alguns Estados que têm a “sorte” de dispor de amplos recursos no que toca à radiação solar e espaço.

Apenas cinco estados, Andhra Pradesh, Gujarat, Rajasthan, Telangana, e Tamil Nadu, hospedam mais de 67% da capacidade total de energia solar na Índia.

Segundo relatório do Ministério da Energia Nova e Renovável indiano, três desses estados (Tamil Nadu, Telangana e Andhra Pradesh) lideraram em termos de nova capacidade acrescentada até dia 31 de outubro de 2016.

Gujarat e Rajasthan foram os pioneiros no setor de energia solar da Índia, hospedando os primeiros projetos de grande escala implementados no país. As centrais de energia solar nestes dois estados são anteriores à National Solar Mission, que tem agora como alvo os 100 gigawatts de capacidade de energia solar até março de 2022.

Apesar de terem sido os primeiros, nem Gujarat nem Rajasthan são líderes em termos de capacidade instalada. O Estado do sul, Tamil Nadu, lidera atualmente em termos de capacidade operacional de energia solar, com 1555.41 MW.

Além do vasto espaço disponível e dos amplos recursos em termos de radiação solar, a falta de combustível adequado para as centrais a gás da região foram outro dos fatores que permitiram tamanho desenvolvimento.