Europa: Saiba onde pode (e não pode) beber água da torneira

12 Jul, 2016
48659 Visitas
trevi

Autor:

Ao sentar-se num restaurante em algumas das principais cidades da Europa, a primeira coisa que provavelmente lhe irão perguntar é a sua preferência no que toca à água: “Still, sparkling, or tap?”. Ou seja, “engarrafada sem gás, com gás ou da torneira?”

Ainda que possa parecer uma pergunta estranha para alguns viajantes, principalmente norte-americanos, habituados a ser recebidos com copos de água gelada, este é realmente um dos grandes problemas da Europa.

Visto que uma das causas mais comuns de doença em viagem é o consumo de água contaminada, saber onde deve e onde provavelmente não deve beber água no velho continente é importante.

A Condé Nast Traveler analisou os dados e oferece várias informações preciosas para qualquer viajante.

Em grande parte das cidades da Europa existe água potável nas torneiras, o que significa que vai poder poupar dinheiro. Alguns países, como a Itália, a Alemanha e a Bélgica, têm mesmo torneiras públicas onde é possível encher uma garrafa gratuitamente. Para além disso, existem sinais que indicam quando a água não é segura, principalmente em fontes decorativas.

Os países e estados onde é seguro beber água não engarrafada são portanto: Andorra, Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Gibraltar, Grécia, Islândia, Irlanda, Itália, Letónia, Liechtenstein, Luxemburgo, Macedónia, Malta, Mónaco, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, San Marino, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Vaticano.

Alguns dos efeitos mais comuns do consumo de água contaminada são diarreia, hepatite A, febre tifóide e até mesmo cólera.

Os lugares onde deve ter cuidado e comprar uma garrafa (ou duas) são: Albânia, Arménia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Chipre, Estónia, Geórgia, Hungria, Cazaquistão, Kosovo, Lituânia, Moldávia, Montenegro, Roménia, Sérvia, Eslováquia, Croácia e Ucrânia.

E cuidado, não se trata apenas do consumo literal de água, escovar os dentes com água da torneira, lavar frutas e legumes, o gelo das bebidas e até mesmo abrir a boca no banho são outras maneiras de ingerir água da torneira involuntariamente.

Além disso, a água que sai da maioria das torneiras em comboios e aviões também não se destina ao consumo.

Em caso de dúvida compre sempre água engarrafada. Embalagens com etiquetas vermelhas ou laranjas representam normalmente água com gás, já as etiquetas azuis marcam água “normal”.

Sempre que pedir uma garrafa de água, principalmente nos países mais a este da Europa, certifique-se que explica se pretende água com ou sem gás, caso contrário, na maioria das vezes vai acabar a beber água gaseificada.

Por outro lado, a cerveja e o vinho são sempre opções seguras.

 

Comenta:
Europa: Saiba onde pode (e não pode) beber água da torneira

  • adorei o post. Mas em nova Iorque
    perguntam o mesmo e os tais copos são mesmo isso ‘ TAP water’
    portanto n acho de todo um problema. sempre jantei em óptimos restaurantes la e sempre cm Tap water. nao eles n se admiram nada. estão habituadissimos. :)

    Filipa 20/10/2016 12:58 Responder