Dubrovnik aperta (ainda mais) o cerco aos turistas

18 Ago, 2017
498 Visitas
Dubrovnik, Croatia

Autor:

Más notícias para os fãs de Game of Thrones que pretendem visitar a cidade fictícia de King’s Landing.

Dubrovnik, um dos principais destinos de verão da Europa, anunciou esta semana novos planos para limitar drasticamente o número de turistas que visitam o seu centro histórico.

De acordo com o Telegraph, o Mayor eleito recentemente, Mato Franković, quer reformular o setor do turismo na cidade medieval após um período de crescimento sem precedentes.

O anterior Mayor de Dubrovnik, Andro Vlahusic, anunciou um limite inicial de turismo em janeiro de 2017, seguindo a recomendação da UNESCO para permitir um máximo de 8000 visitantes por dia na cidade velha, por medo de que os edifícios mais antigos da cidade fossem danificados. Ainda assim, em agosto de 2016, mais de 10 mil pessoas compraram bilhetes para caminhar nas muralhas medievais num só dia. Desta forma, Vlahusic equipou as cinco entradas da cidade com câmaras de vigilância para acompanhar o número de entradas.

Ainda assim, estas medidas não terão sido suficientes para o novo Mayor, que já terá um plano para limitar ainda mais o número de visitantes diários, na esperança de evitar estragos e melhorar a qualidade de vida dos habitantes locais.

Franković deverá começar por limitar o número de navios de cruzeiro e abordar o número de visitantes trazidos pelos mesmos, apontando “armas” aos operadores turísticos que facilitam viagens de um dia a Dubrovnik.

A cidade começará a aplicar as novas restrições em 2018.