Descubra os 20 países mais autoritários do mundo

9 Set, 2016
15283 Visitas

Autor:

Ainda no início do ano, o presidente do Tajiquistão aprovou algumas medidas que qualquer pessoa consideraria um atentado à democracia.

Emomali Rakhmon, pode agora governar o país por tempo indeterminado. Além disso, os deputados deram também luz verde à diminuição da idade mínima dos candidatos à presidência, muito provavelmente a pensar no filho de Rakhmon, atualmente com cerca de 30 anos de idade e que poderá apresentar-se às presidenciais já em 2020.

O ex-Estado soviético, que chegou a tentar proibir as barbas, tem também, desde maio, um feriado em honra do presidente que já governa o país desde 1994.

As autoridades tajiques têm-se multiplicado em iniciativas para glorificar o presidente, cujas manobras políticas envoltas em corrupção e repressão são frequentemente denunciadas por organizações de defesa dos Direitos Humanos.

O Tajiquistão é já um dos países mais restritos do mundo, de acordo com a organização apartidária Freedom House, que lhe concedeu uma pontuação de apenas 16 pontos em 100 no seu mais recente relatório “Freedom in the World”.

O Freedom in the World é um relatório anual global sobre os direitos políticos e liberdades civis, composto por classificações numéricas para cada país. A edição de 2016 abrange a evolução em 195 países e 15 territórios partir de 1 de janeiro de 2015, até 31 de dezembro de 2015.

A metodologia do estudo baseia-se em grande parte, na Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela ONU em 1948.

O relatório baseia-se na premissa de que estas normas se aplicam a todos os países e territórios, independentemente da sua localização geográfica, etnia, composição religiosa ou nível de desenvolvimento económico.

Mas será que estes problemas vão demover os turistas? Talvez não. Muitos viajantes parecem ter um desejo particular de espreitar por trás da cortina de um regime autoritário. Cuba, China e Irão são apenas alguns exemplos que o comprovam.

Fique com a lista dos 20 países mais controlados e autoritários do planeta, de acordo com a Freedom House.