Cientistas alegam ter descoberto planeta do tamanho de Marte nos limites do Sistema Solar

26 Jun, 2017
725 Visitas

Uma nova investigação levou cientistas da Universidade do Arizona a alegar terem descoberto aquele que poderá ser o décimo planeta do Sistema Solar. Com uma massa idêntica à de Marte, o novo planeta encontra-se para lá de Plutão.

As cientistas Kat Volk e Renu Malhotra, ambas do Laboratório Planetário e Lunar (LPL) da Universidade de Arizona (Estado de Arizona, Estados Unidos da América), acreditam terem descoberto um desconhecido “objeto de massa planetária” nos limites do Sistema Solar -, algures na Cintura de Kuiper. A descoberta está explicada num novo estudo, recém-publicado no Astronomical Journal, que refere o novo planeta como “diferente e estando mais próximo de Plutão” do que o planeta Nine – cuja existência ainda aguarda confirmação.

O objeto descoberto está ilustrado nesta imagem na órbita mais distante. | Copyright: Heather Roper/LPL

Desde que Plutão foi “desclassificado” para satélite natural, em 2006, que vários investigadores têm vindo trabalhar para tentar descobrir um nono planeta “oficial” no Sistema Solar, para lá de Neptuno, na Cintura de Kuiper, precisamente. O estudo, segundo um artigo divulgado no sítio da universidade norte-americana, apresenta agora “evidências convincentes da descoberta de um corpo planetário com uma massa idêntica à do planeta Marte”.

Segundo a investigação publicada, o candidato a planeta está a 55 AU (Unidade Astronómica, medida de distância que mede a órbita planetária) mais perto de Neptuno, que estará a 700 AU da Terra.

Ainda assim o novo objeto detetado não pode ser classificado de planeta pelo facto da sua massa não ter sido observada na totalidade. Por isso, o desafio passa agora por conseguir ver este objeto para conseguir classificá-lo corretamente.