Autoridade de Saúde do Dubai lança segunda farmácia inteligente

11 Ago, 2017
525 Visitas
smartpharmacy2

Autor:

Depois do lançamento de uma farmácia inteligente no Hospital Rashid, no início deste ano, a Autoridade de Saúde do Dubai (DHA) revelou um robô que irá dispensar medicação no Dubai Hospital.

Esta última inovação foi apresentada a tempo de integrar a segunda fase da implementação do “Salama”, um sistema de registo médico eletrónico conectado que será lançado este mês no Dubai Hospital, no Dubai Diabetes Centre e em todos os Centros de Saúde do Emirado.

De acordo com o comunicado da DHA, o sistema pode armazenar até 35 mil medicamentos e dispensar cerca de 12 prescrições em menos de um minuto. O robô dispensa os medicamentos prescritos através de um sistema de código de barras, minimizando qualquer erro humano.

No mesmo comunicado, Humaid Al Qatami, presidente do conselho e diretor-geral da DHA, disse que o sistema será adotado em todos os hospitais do governo no Dubai. Para o diretor, este robô é uma das últimas tecnologias inteligentes adotadas pela autoridade para cumprir a sua “estratégia 2016-2021”, que visa usar tecnologias inovadoras para alcançar uma sociedade feliz e saudável no Dubai.

Já Ali Al Sayed, diretor do departamento de serviços farmacêuticos da DHA, destaca que a velocidade do robô reduzirá os tempos de espera para os pacientes. Além disso, o processo vai poupar papel porque o robô armazena cada receita assim que o médico a emite eletronicamente. “Com o robô a dispensar a medicação, os farmacêuticos poderão concentrar-se em dar aos clientes as instruções corretas sobre como tomar a mesma”, apontou.

A autoridade encontra-se a implementar o novo sistema em coordenação com os principais fornecedores internacionais de medicamentos.