Aplicação AccuWeather partilhava informações sobre a localização do utilizador

25 Ago, 2017
482 Visitas
Close-up of beautiful sunrise coming out of clouds

Autor:

A aplicação do conhecido site de previsão do estado do tempo “AccuWeather” foi recentemente atualizada para que deixasse de partilhar dados de localização das pessoas que optavam por não revelar onde se encontram.

Um investigador de cibersegurança chamado Will Strafach descobriu que a versão iOS da aplicação partilhava dados de localização mesmo quando os utilizadores não o aceitavam.

Além disso, as informações recolhidas eram passadas para outra empresa com o intuito de selecionar anúncios.

Em comunicado, o AccuWeather disse que leva a privacidade “a sério” e que, muitas vezes, foi além dos requisitos legais básicos para proteger os seus utilizadores.

A conhecida aplicação é usada por dezenas de milhões de pessoas para obter previsões das condições climáticas e está disponível para Apple e Android.

O investigador aponta que a versão iOS da aplicação enviava regularmente informações detalhadas sobre o router wi-fi usado para uma empresa chamada “Reveal Mobile”. Os dados eram recolhidos e partilhados mesmo quando as pessoas diziam que não queriam partilhar informações de GPS.

Segundo o investigador, a Reveal mantém um banco de dados que é posteriormente usado para mapear os movimentos dos utilizadores.

Numa declaração enviada ao site de notícias tecnológicas ZDNet, o AccuWeather disse que começou a trabalhar com a Reveal Mobile recentemente e planeava usar os dados recolhidos para ter uma melhor ideia de quem eram os seus utilizadores.