Mais de 20 discos raros de Frank Zappa editados em abril

20 Mar, 2017
442 Visitas
1024px-Zappa_in_Germany

Autor:
Agência Lusa

A discográfica Universal Music anunciou recentemente a edição mundial, em CD, no dia 28 de abril, de “mais de 20 discos raros” do músico norte-americano Frank Zappa (1940-1993), ficando disponíveis online na próxima semana.

“Os álbuns são colocados à venda nas diferentes lojas a 28 de abril, ficando disponíveis digitalmente já a 24 de março”, segundo comunicado da discográfica.

As duas dezenas de “gravações raras e limitadas” de Frank Zappa serão disponibilizadas em todo o mundo, depois do acordo estabelecido entre o Zappa Family Trust e a Universal Music para a distribuição dos seus discos.

Entre os álbuns que serão editados conta-se “Dance Me This”, 100.º lançamento de Zappa, e o disco gravado ao vivo “Roxy by Proxy”, que “nunca tinha sido disponibilizado para ‘download’, sendo que ambos nunca estiveram disponíveis em ‘streaming’”.

Esta coleção, assinala a Universal, “inclui alguns títulos prediletos dos fãs de Zappa, bem como alguns discos vencedores de prémios Grammy, que saíram originalmente por editoras independentes”, nomeadamente a Barking Pumpkin, Vaulternative Records e Zappa Records.

“Ao longo de mais de duas décadas o único local onde era possível aceder a álbuns exclusivos de Frank Zappa era através da nossa conta de ‘e-mail’ ou do ‘website’. Estamos muito entusiasmados por podermos disponibilizar estes títulos a fãs espalhados por todo o mundo, com a ajuda dos nossos amigos da Universal”, afirma em comunicado o músico Ahmet Zappa, de 42 anos, filho de Frank Zappa.

Os discos a editar abrangem toda a carreira de Zappa, desde as primeiras gravações com os Mothers of Invention até às últimas composições e projetos em que o músico trabalhou.

Frank Zappa foi um músico cuja carreira ficou marcada pela sátira à sociedade norte-americana. Em termos musicais, Zappa fez várias experiências e foi considerado pela crítica especializada um virtuoso improvisador.

Zappa compôs em áreas musicais como o rock, jazz, jazz de fusão, música orquestral e a denominada “musique concrète”.

O músico produziu a maioria dos 60 álbuns que editou, quer a solo, quer com a banda Mothers of Invention.