10 dicas para evitar ficar doente depois de um voo

30 Ago, 2016
2119 Visitas
iStock_91258719_MEDIUM

Autor:

Não há nada pior do que ficar doente depois de um voo. Uma gripe mais forte irá com certeza arruinar as suas férias.

Ainda que não possa adivinhar se ao seu lado no avião vai estar alguém doente, existem algumas precauções a tomar.

O Business Insider compilou uma lista com várias dicas para ajudar os viajantes a manterem-se saudáveis durante um voo.

Confira as 10 que temos para lhe dar:

 

Nunca beba água da torneira

Em 2007, o The Wall Street Journal conduziu um estudo à água de 14 voos diferentes. Os resultados revelaram vestígios de vários organismos, desde Salmonella até pequenos ovos de insetos.

Segundo o Business Insider, desde aí foram feitos alguns esforços para corrigir a situação, no entanto, os níveis de bactérias continuam praticamente inalterados.

Abdique do gelo nas bebidas

Segundo a CNN, ainda que o gelo venha geralmente de fornecedores externos, alguns aviões de grande porte têm as suas próprias máquinas de produção e usam a água dos tanques.

Tendo em conta que os tanques são pequenos (para manter o peso baixo), estes podem ser recarregados em aeroportos estrangeiros onde a qualidade da água pode ser questionável.

Evite usar cobertores e almofadas

Numa outra investigação, o The Wall Street Journal descobriu que algumas companhias aéreas apenas lavam os seus cobertores e almofadas a cada 5 ou 30 dias.

Na maioria das vezes os itens lavados só chegam para as primeiras passagens do dia, deixando os últimos clientes com cobertores e almofadas utilizadas.

Tente não tocar no tabuleiro

O tabuleiro (tal como os apoios de braços) é uma das partes mais sujas do avião.
A melhor coisa a fazer é limpar com um desinfetante e evitar comer diretamente do local.

Evite assentos de corredor

Alguns cientistas dizem que estar sentado no assento mais perto corredor aumenta a probabilidade de exposição a germes, visto que os passageiros que vêm da casa de banho tocam nos bancos regularmente.

Utilize a ventilação por cima do seu assento

Embora seja comum pensar que as saídas de ar são poços de bactérias, a verdade é que os os filtros de ar da cabine capturam até 99,9% dos germes e vírus.

Na verdade, os médicos recomendam ligar a ventilação por cima da sua cabeça a uma pressão baixa ou média, uma vez que também contribui para criar uma corrente que acaba por afastar os germes.

Tome precauções ao usar a casa de banho

Aqui todo o cuidado é pouco.

Certifique-se que usa um lenço de papel para abrir a porta ou tocar em qualquer superfície. Além disso, feche a tampa da sanita durante a lavagem para evitar a propagação de germes.

Por fim, não use a água para escovar os dentes e opte por um desinfetante para limpar as mãos.

Use um spray nasal.

Os sprays nasais são feitos de uma concentração salina que ajuda a adicionar humidade ao seu nariz.

Como os ar da cabine pode secar as narinas, os sprays nasais ajudar a aumentar o fluxo dos pelos que bloqueiam os germes.

Não beba café nem chá

O café e o chá confecionado a bordo não atinge normalmente as temperaturas necessárias para matar as bactérias presentes na água do avião.

Hidrate-se

Beba grandes quantidades de água para neutralizar o ar seco das cabines. Além disso estará a prevenir dores de cabeça e fadiga.

Certifique-se que leva a sua própria garrafa de água ou peça garrafas durante o voo.